Existência do Ar

   Existência do Ar é uma força que atua no sentido contrário do movimento de um objeto qualquer, essa força é exercida pelo ar, com a intenção de restringir o movimento do objeto.

   O ar e outros gases resistem a movimentos realizados “dentro” deles. É graças a isso que o para-quedas funciona: quando o paraquedista salta, ele é submetido a uma força de resistência exercida pelo ar. Ela se manifesta como um vento forte para cima que vai aumentando a medida que ele cai.

   A velocidade de queda também aumenta até atingir um valor limite. Sabe-se que um paraquedista em queda livre atinge uma velocidade máxima em torno 200 km/h. Porém, sem a força de resistência do ar eles atingiriam velocidades muito maiores: saltando de uma altura de 1000 metros chegariam ao chão com uma velocidade de 508 km/h.

   Quando o paraquedista abre o pára-quedas, a força de resistência se torna muito maior devido ao formato e à área pára-quedas. Com isso sua velocidade cai rapidamente atingindo valores menores que 10 km/h, seguros o suficientes para uma aterrissagem tranqüila.
   Há uma fórmula que resume todas as características que discutimos até aqui e que expressa o valor da força de resistência no ar e outros fluidos para a maioria das situações:

   Fr=K.v2

   Com essa fórmula você poderá avaliar com precisão os efeitos das forças de resistência em diversas situações práticas.


Colégio Estadual São José 
Adriane Gisele Lopes Cerqueira 
Física 
Diêgo Lima 
1° ano E 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Energia Mecânica

Vetor Perpendicular

Velocidade Média